UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE HISTORIA
DISCIPLINA: História do Rio de Janeiro Colonial
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: IFCH01-10077
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaIFCH - História (versão 3)
IFCH - História (versão 4)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
TOTAL 2 2 30

OBJETIVO(S):

Analisar a conquista e a colonização da região denominada de Rio de Janeiro, com destaque para a fundação e expansão da cidade do Rio de Janeiro, no decorrer dos séculos XVI, XVII e XVIII. Caracterizar a importância da cidade e da capitania do Rio de Janeiro nas transações mercantis do Atlântico Sul. Analisar hierarquias e exclusões no universo político e social da cidade do Rio de Janeiro, tendo como eixo o conceito de cidade colonial. Analisar aspectos da historiografia sobre Rio de Janeiro colonial. Discutir o conceito de história local.
EMENTA:

Conquista e colonização da capitania do Rio de Janeiro, entre os séculos XVI e XVIII. A fundação da cidade: o porto do Rio de Janeiro e as transações mercantis no Atlântico Sul. A expansão da cidade do Rio de Janeiro no século XVII. Rio de Janeiro como porto das Minas. Ameaças de súditos de outras Coroas: a defesa da cidade. Aldeamentos indígenas e estratégias de colonização na capitania do Rio de Janeiro. A cidade colonial: hierarquias e exclusões.

DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

IFCH01-02712 História do Rio de Janeiro I
 
BIBLIOGRAFIA:

ALENCASTRO, Luiz Felipe. O trato dos viventes. Formação do Brasil no Atlântico Sul. São Paulo: Cia das Letras, 2000.
BICALHO, Maria Fernanda. A cidade e o Império. O Rio de Janeiro no século XVIII. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.
CAVALCANTI, Nireu. O Rio de Janeiro Setecentista. A vida e a construção da cidade da invasão francesa até a chegada da Corte. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2004.
COARACY, Vivaldo. O Rio de Janeiro no século XVII. Rio de Janeiro: José Olympio, 1965.