UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE HISTORIA
DISCIPLINA: História do Brasil I A
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: IFCH01-10073
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaIFCH - História (versão 3)
IFCH - História (versão 4)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

OBJETIVO(S):

Analisar o conceito de sociedade colonial sob duas perspectivas complementares: a sociedade colonial como espaço social produzido pela colonização portuguesa nas terras americanas; a sociedade colonial como interpretação de análises historiográficas. Caracterizar as diversas regiões coloniais formadas no curso da conquista e da colonização portuguesa na América, entre os séculos XVI e XVIII, com destaque para as relações de trabalho e as atividades de exploração econômica. Identificar hierarquias e práticas de exclusão social e política entre colonizadores, colonos e colonizados, com destaque para episódios de revolta e/ou contestação da ordem colonial.
EMENTA:

O conceito de sociedade colonial: particularidades da colonização portuguesa e implicações historiográficas. As regiões coloniais e suas especificidades. Os sertões e a marinha: contrastes e complementaridades. Senhores e escravos na sociedade mercantil escravista. Índios e negros da terra: bandeirantes e missionários na disputa pelo controle das populações nativas. Brasil e África: escravidão e tráfico negreiro. A União Ibérica e as ameaças de súditos de outras Coroas: o caso da ocupação holandesa. A sociedade mineradora. Contestações à ordem colonial: santidades, quilombos e revoltas sociais. Sincretismos e mestiçagem: família e religiosidades coloniais. As reformas pombalinas.

DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

IFCH01-02025 História do Brasil I
 
BIBLIOGRAFIA:

ALENCASTRO, Luiz Felipe de. O Trato dos Viventes. Formação do Brasil no Atlântico Sul. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.
BOXER, Charles R. O Império Colonial Português (1415-1825). Lisboa: Edições 70, 1981.
________________. A idade de ouro do Brasil. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1960.
FRAGOSO, João; BICALHO, Maria Fernanda e GOUVEA, Maria de Fátima (org.). O Antigo regime nos trópicos: a dinâmica imperial portuguesa ( século XVI- XVIII). Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001.
FURTADO, Celso. Formação econômica do Brasil. São Paulo: Ed. Nacional, 1982.
HOLANDA, Sérgio Buarque de. História Geral da Civilização Brasileira. São Paulo, Difel, 1977. 2 volumes.
SCHWARTZ, Stuart B. Segredos internos. Engenhos e escravos na sociedade colonial. São Paulo: Cia das Letras, 1988.
SOUZA, Laura de Mello e (org.). História da vida privada no Brasil: cotidiano e vida privada na América portuguesa. São Paulo: Companhia das Letras, 1997. (História da vida privada no Brasil; v. 1)