UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE LETRAS
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE LETRAS ANGLO-GERMANICAS
DISCIPLINA: Língua Inglesa Instrumental para Leitura II
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: ILE04-10057
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva RestritaILE - Letras - Port / Literatura (versão 4) Português e Literaturas de Língua Portuguesa
ILE - Letras - Port / Literatura (versão 5) Português e Literaturas de Língua Portuguesa
Eletiva DefinidaILE - Letras - Inglês (versão 4)
ILE - Letras - Inglês (versão 4) Inglês e Literaturas de Língua Inglesa
ILE - Letras - Inglês (versão 5) Inglês e Literaturas de Língua Inglesa
ILE - Letras - Inglês (versão 6) Inglês e Literaturas de Língua Inglesa
ILE - Letras - Port / Alemão (versão 3)
ILE - Letras - Port / Alemão (versão 3) Português - Alemão e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Alemão (versão 4) Português - Alemão e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Alemão (versão 5) Português - Alemão e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Espanhol (versão 3)
ILE - Letras - Port / Espanhol (versão 3) Português - Espanhol e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Espanhol (versão 4) Português - Espanhol e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Espanhol (versão 5) Português - Espanhol e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Francês (versão 3)
ILE - Letras - Port / Francês (versão 3) Português - Francês e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Francês (versão 4) Português - Francês e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Francês (versão 5) Português - Francês e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Grego (versão 3)
ILE - Letras - Port / Grego (versão 3) Português - Grego e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Grego (versão 4) Português - Grego e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Grego (versão 5) Português - Grego e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Hebraico (versão 3)
ILE - Letras - Port / Hebraico (versão 3) Português - Hebraico e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Italiano (versão 3)
ILE - Letras - Port / Italiano (versão 3) Português - Italiano e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Italiano (versão 4) Português - Italiano e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Italiano (versão 5) Português - Italiano e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Japonês (versão 1) Português - Japonês e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Japonês (versão 2) Português - Japonês e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Japonês (versão 3) Português - Japonês e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Latim (versão 3)
ILE - Letras - Port / Latim (versão 3) Português - Latim e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Latim (versão 4) Português - Latim e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Latim (versão 5) Português - Latim e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Literatura (versão 3)
ILE - Letras - Port / Literatura (versão 3) Português e Literaturas de Língua Portuguesa
ILE - Letras - Port / Literatura (versão 4) Português e Literaturas de Língua Portuguesa
ILE - Letras - Port / Literatura (versão 5) Português e Literaturas de Língua Portuguesa
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

OBJETIVO(S):

Desenvolver habilidades relevantes para a compreensão, com diversos objetivos e graus de detalhamento, de textos de interesse geral e de gêneros acadêmicos, escritos em inglês.
EMENTA:

O conhecimento de diferentes gêneros acadêmicos e tipos de texto em língua materna para reconhecer textos com propósitos e organização textual semelhantes em língua estrangeira; conhecimento lexical, gramatical e discursivo essencial à compreensão de textos em alemão com diferentes graus de dificuldade; diferentes padrões de organização de gêneros acadêmicos escritos em alemão , especialmente verbetes, resumos (abstracts), resenhas e artigos de pesquisa; leitura crítica de textos em inglês.

PRÉ-REQUISITO 1:

ILE04-10056 Língua Inglesa Instrumental para Leitura I
 
DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

ILE04-05342 Língua Inglesa Instrumental p/leitura II
 
BIBLIOGRAFIA:

CELANI (org). Ensino de Segunda Língua - Redescobrindo as origens. São Paulo: EDUC, 1997.
DAVIS, F. Introducing Reading. London: Penguin, 1995.
DUDLEY-EVANS & ST JOHN. Developments in English for SpecificPurposes. Cambridge: CUP, 1998.
GRELLET, F. Developing Reading Skills. Cambridge: CUP, 1981.
HUTCHINSON & WATERS. English for Specific Purposes Cambridge: CUP, 1987.
LEFFA, V. Aspectos da Leitura: uma perspectiva psicolingüística. Porto Alegre: Saggra-Luzzato, 1996.
MOTTA-ROTH, D. (org). Redação Acadêmica - princípios básicos. Santa Maria: UFSM: Imprensa Universitária, 2001.
SWALES, J.M. & FEAK, C.B. Academic writing for graduate students. Ann Arbor: the University of Michigan Press, 1994.