UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE LETRAS
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE LETRAS NEOLATINAS
DISCIPLINA: Est. Sup. em Língua Esp. IV - Ensino Não Regular
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 1 CÓDIGO: ILE03-10052
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva RestritaILE - Letras - Port / Espanhol (versão 4) Português - Espanhol e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Espanhol (versão 5) Português - Espanhol e Respectivas Literaturas

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Estágio1 2 30
TOTAL 1 2 30

OBJETIVO(S):

o Planejar e realizar atividades didáticas voltadas para o ensino não - regular.
o Elaborar e aplicar instrumentos avaliativos voltados pra o público-alvo específico.
o Observar, co- participar e participar das atividades didáticas desenvolvidas ara o ensino não - regular.

EMENTA:

Elaboração de planejamentos, de atividades didáticas e de instrumentos avaliativos adequados ao perfil do aluno do ensino não - regular. Observação, co-participação e participação em atividades de ensino adequadas ao perfil do público alvo.

PRÉ-REQUISITO 1:

ILE03-10030 Prát. de Ens. em Língua Esp. I - Ensino Fundamental e Médio
TRAVA:

86 créditos (Letras - Port / Espanhol - versão 4)
86 créditos (Letras - Port / Espanhol - versão 5)
 
BIBLIOGRAFIA:

GADOTI, Moacir. História das idéias pedagógicas. São Paulo, Ática, 1996
PARÂMETROS Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do Ensino Fundamental- Língua estrangeira. Brasília: Secretaria de Educação Fundamental / MEC. 1998
PARÂMETROS Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília: Secretaria de Educação Média e Tecnológica / MEC, 1999.
RICHARDS, J. C. & LOCKHART, C. (1998). Estrategias de reflexión sobre Ia enseñanza de idiomas. Madrid: Cambridge University Press.
RICHARDS, l. C. & RODGERS, T.S. (1998). Enfoques y métodos en la enseñanza de idiomas. Madrid: Cambridge University Press.
ROJO, R. (org.) (2000). A prática de linguagem em sala de aula: praticando os PCNs São Paulo: Mercado das Letras.
RICHARDS, J. C. & RODGERS, T. Enfoques y métodos en la ensenanza de idiomas. España, Cambridge, 1998.
SÁNCHEZ PÉREZ, A. Historia de Ia enseñanza del español como lengua extranjera. Madrid: SGEL, 1992.
GARCÍA SANTA-CECILIA, Álvaro. El currículo de espanol como lengua extranjera - fundamentación metodológica, planificación y aplicación. Madrid: Edelsa, 1995.
VEZ, J.M. Didáctica dei E/LE: teoría y práctica de su dimensión comunicativa. España, Grupo Editorial Universitario, 1998.