UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE LETRAS
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE LETRAS NEOLATINAS
DISCIPLINA: Est. Sup. em Língua Esp. III - Educação de Jovens e Adultos
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 1 CÓDIGO: ILE03-10049
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva RestritaILE - Letras - Port / Espanhol (versão 4) Português - Espanhol e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Espanhol (versão 5) Português - Espanhol e Respectivas Literaturas

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Estágio1 2 30
TOTAL 1 2 30

OBJETIVO(S):

o Planejar atividades didáticas adequadas ao Ensino de Jovens e Adultos (EJA).
o Elaborar e aplicar instrumentos avaliativos voltados pra o público-alvo específico.
o Observar, co-participar e participar de atividades didáticas desenvolvidas no EJA.

EMENTA:

Elaboração de planejamento, de atividades didáticas e de instrumentos avaliativos adequados ao perfil do aluno do EJA.
Observação, co-participação e participação nas atividades de ensino adequadas ao perfil do público alvo.


PRÉ-REQUISITO 1:

ILE03-10030 Prát. de Ens. em Língua Esp. I - Ensino Fundamental e Médio
TRAVA:

86 créditos (Letras - Port / Espanhol - versão 4)
86 créditos (Letras - Port / Espanhol - versão 5)
 
BIBLIOGRAFIA:

MELERO ABADÍA, Pilar. Métodos y enfoques en la ensñnanza/aprendizaje dei español como lengua extranjera. Madrid: Edelsa,2000.
PARÁMETROS Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do Ensino Fundamental - Língua estrangeira. Brasília: Secretaria de Educação Fundamental / MEC. 1998
PARÁMETROS Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília: Secretaria de Educação Média e Tecnológica / MEC, 1999.
RICHARDS, J. C. & RODGERS, T.S. (1998). Enfoques y métodos en la enseñanza de idiomas. Madrid: Cambridge University Press.
ROJO, R. (arg.) (2000). A prática de linguagem em sala de aula: praticando os PCNs São Paulo: Mercado das Letras.
RICHARDS, J. C. & RODGERS, T. Enfoques y métodos en la enseñanza de idiomas. Espana, Cambridge, 1998.
SÁNCHEZ LOBATO, Jesús; SANTOS GARGALLO , Isabel (dir.). Vademécum para Ia formación de profesores. Ensenar español como segunda lengua (L2) /lengua extranjera (LE). Madrid: Sgel, 2004.
SÁNCHEZ PÉREZ, A. Historia de Ia enseñanza dei español como lengua extranjera. Madrid: SGEL, 1992.
GARCÍA SANTA-CECILIA, Álvaro. EI currículo de español como lengua extranjera - fundamentación metodológica, planificación y aplicación. Madrid: Edelsa, 1995.