UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE LETRAS
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE LETRAS NEOLATINAS
DISCIPLINA: Prát. de Ens. em Língua Esp V - Educ. de Jovens e Adultos
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 1 CÓDIGO: ILE03-10037
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva RestritaILE - Letras - Port / Espanhol (versão 4) Português - Espanhol e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Espanhol (versão 5) Português - Espanhol e Respectivas Literaturas

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Prática/
Trabalho de Campo
1230
TOTAL 1 2 30

OBJETIVO(S):

o Conhecer e discutir questões de ordem teórico-práticas relativas ao ensino de línguas estrangeiras no Ensino de Jovens e Adultos (EJA).
o Desenvolver proposta de planejamento e atividades didáticas de espanhol como língua estrangeira no EJA a partir de uma visão da relação ensino-aprendizagem compreendida como sociointeracional e como dialógica.
o Desenvolver proposta de planejamento de atividades didáticas para o EJA, voltadas para as especificidades das relações de ensino-aprendizagem a partir a noção de interculturalismo, segundo uma perspectiva de educação que considera a existência de uma sociedade multicultural, com ênfase na leitura.

EMENTA:

A função da aprendizagem de línguas estrangeiras no contexto escolar do EJA. A língua estrangeira e Ensino de Jovens e Adultos. Os documentos propositivos para o ensino de LE de caráter nacional e local. Características e objetivos desse ensino. Estudos de interculturalidade e de LE. Preparação de material específico adequado ao público alvo.


PRÉ-REQUISITO 1:

ILE03-07001 Língua Espanhola II
 
BIBLIOGRAFIA:

MELERO ABADÍA, Pilar. Metodos y enfoques en la ensenanza/aprendizaje del espanol como lengua extranjera. Madrid: Edelsa,2000.
PARÂMETROS Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do Ensino Fundamental- Língua estrangeira. Brasília: Secretaria de Educação Fundamental / MEC. 1998
PARÂMETROS Curriculares Nacionais: Ensino Media. Brasília: Secretaria de Educação Média e Tecnológica / MEC, 1999.
RICHARDS, 1. C. & RODGERS, T.S. (1998). Enfoques y metodos en la ensenanza de idiomas. Madrid: Cambridge University Press.
ROJO, R. (org.) (2000). A prática de linguagem em sala de aula: praticando os PCNs São Paulo: Mercado das Letras.
RICHARDS, J. C. & RODGERS, T. Enfoques y mirados en la ensenanza de idiomas. España, Cambridge, 1998.
SÁNCHEZ LOBATO, Jesús; SANTOS GARGALLO , Isabel (dir.). Vademecum para la formación de profesores. Ensenar espanol como segunda lengua (L2) / lengua extranjera (LE). Madrid: Sgel, 2004.
SÁNCHEZ PÉREZ, A. Historia de la ensenanza del español como lengua extranjera. Madrid: SGEL, 1992.
GARCÍA SANTA-CECILIA, Álvaro. El currículo de español como lengua extranjera - fundamentación metodológica, planificación y aplicación. Madrid: Edelsa, 1995.