UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE LETRAS
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE LETRAS NEOLATINAS
DISCIPLINA: Prát. de Ens. em Língua Espanhola IV - Ensino Não Regular
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 1 CÓDIGO: ILE03-10036
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva RestritaILE - Letras - Port / Espanhol (versão 4) Português - Espanhol e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Espanhol (versão 5) Português - Espanhol e Respectivas Literaturas

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Prática/
Trabalho de Campo
1230
TOTAL 1 2 30

OBJETIVO(S):

o Conhecer e discutir questões de ordem teórico-práticas relativas ao ensino de espanhol extracurricular ministrado como disciplina não regular;
o Desenvolver proposta de planejamento e de atividades didáticas para oficinas de espanhol como língua estrangeira, a partir de uma visão da relação ensino-aprendizagem como sociointeracional e como dialógica;
o Desenvolver proposta de planejamento e de atividades didáticas para oficinas de espanhol como língua estrangeira, voltadas para as especificidades das relações de ensino-aprendizagem a partir a noção de interculturalismo, segundo uma perspectiva de educação Que considera a existência de uma sociedade multicultural, com ênfase na leitura.

EMENTA:

A função da aprendizagem de línguas estrangeiras como disciplina extra curricular não obrigatória. Diferentes modalidades e experiências desse ensino. Estudos de interculturalidade e aprendizagem de língua estrangeira. Preparação de material específico adequado ao público alvo.


PRÉ-REQUISITO 1:

ILE03-07001 Língua Espanhola II
 
BIBLIOGRAFIA:

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BAKTHIN, Mikhail. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1995.
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DAHER, Maria del Carmen F.G. Espanhol no Colégio de Aplicação Femando Rodrigues da Silveira/UERJ. Cadernos de Extensão. Rio de Janeiro, v. 1, p.27-30, 1997.
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PARÂMETROS Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do Ensino Fundamental- Língua estrangeira. Brasília: Secre-taria de Educação Fundamental / MEC. 1998
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