UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE LETRAS
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE LETRAS NEOLATINAS
DISCIPLINA: Prát. de Ens. em Língua Espanhola III - Metodologias de Ensino
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 1 CÓDIGO: ILE03-10035
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva RestritaILE - Letras - Port / Espanhol (versão 4) Português - Espanhol e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Espanhol (versão 5) Português - Espanhol e Respectivas Literaturas

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Prática/
Trabalho de Campo
1230
TOTAL 1 2 30

OBJETIVO(S):

o Discutir as diversas teorias sobre o ensino de línguas e sua aprendizagem.
o Oferecer um panorama sobre a história do ensino de línguas estrangeiras.
o Conhecer as principais tendências do ensino de idiomas no século XX e XXI.
o Analisar métodos e abordagens de ensino de línguas, a partir de seus princípios teóricos.
o Identificar características, pontos positivos e negativos dos principais métodos e abordagens.

EMENTA:

Diferentes concepções teóricas sobre o ensino de línguas e sua aprendizagem. Histórico dos principais métodos e abordagens de ensino de línguas estrangeiras. Análise de métodos e abordagens de ensino de línguas estrangeiras, a partir de seus princípios teóricos. Objetivos de ensino, técnicas, materiais didáticos e estratégias utilizados por diversos métodos e abordagens.


PRÉ-REQUISITO 1:

ILE03-07001 Língua Espanhola II
 
BIBLIOGRAFIA:

BOHN, H. & VANDRESEN, P. (ORG.) Tópicos de lingüística aplicada: o ensino de línguas estrangeiras. Florianópolis,
UFSC,1988
CELANI, M.A. A.(rog.) Ensino de segunda língua: redescobrindo as origens. São Paulo: EDUC, 1997.
EBNETER, Theodor. Lingüística Aplicada. Madrid, Gredos, 1982.
GADOTI, Moacir. História das idéias pedagógicas. São Paulo, Ática, 1996.
OMAGGIO, A. C. Teaching language in contexto Boston, Heinle & Heinle, 1986.
Piatelli-Palmarini, M. Teorias da linguagem, teorias da Aprendizagem. O debate entre Jean Piaget e Noam Chomsky. São Paulo: Cultrix. 1983.
RICHARDS, J. C. et alii. Dictionary of language teaching & applied linguistics. 2 ed. Singapore, Longman, 1992.
RICHARDS, J. C. & RODGERS, T. Enfoques y métodos en la enseñanza de idiomas. España, Cambridge, 1998.
SÁNCHEZ PÉREZ, A. Historia de la enseñanza del espanol como lengua extranjera. Madrid: SGEL, 1992.
STERN, H. Fundamentais concpts of language e teaching. Hon Kong, Oxford, 1987.