UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE LETRAS
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE LETRAS NEOLATINAS
DISCIPLINA: Prát. de Ens. em Língua Esp. II - O Ensino do Texto Literário
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 1 CÓDIGO: ILE03-10033
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaILE - Letras - Port / Espanhol (versão 4) Português - Espanhol e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Espanhol (versão 5) Português - Espanhol e Respectivas Literaturas

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Prática/
Trabalho de Campo
1230
TOTAL 1 2 30

OBJETIVO(S):

o Identificar traços do texto literário e do não literário
o Descrever o papel do texto literário em diferentes enfoques metodológicos.
o Diferenciar os diferentes contratos comunicativos encontrados no discurso literário.
o Elaborar propostas de atividades para o uso do texto literário em sala de aula, visando às competências leitoras e
literárias com apoio teórico nos pressupostos da Análise do Discurso.

EMENTA:

A linguagem literária e a não-literária. O papel do texto literário nos principais enfoques metodológicos de ensino de
Língua Estrangeira. A competência leitora e a competência literária. O discurso literário e o contrato comunicativo. A
literatura infanto-juvenil e a de adultos. Confecção e análise de exercícios.


PRÉ-REQUISITO 1:

ILE03-07001 Língua Espanhola II
 
BIBLIOGRAFIA:

Bajtín, Mijaíl M., 2002, Estética de Ia creación verbal, Buenos Aires, Siglo XXI Editores Argentina.
Denyer, Monique, 1999, La lectura: una destreza pragmática y cognitivamente activa, España, Universidad Antonio de Nebrija.
Kleiman, Angela, 1996, Leitura, ensino e pesquisa. 2. ed., São Paulo, Pontes.
Maingueneau, Dominique, 1996, Pragmática do discurso literário, São Paulo, Martins Fon-tes.
Maingueneau, Dominique,1998, Termos-chave da análise do discurso, Belo Horizonte, Edi-tora UFMG.
Maingueneau, Dominique, 2001, O contexto da obra literária, São Paulo, Martins Fontes.
Moreiro, Julián, 1996. Cómo leer textos literarios: el equipaje dellector, México, Edaf.
Naranjo Pita, Monica, 1999, La poesía como instrumento didáctico en el aula de español co-mo lengua extranjera, Madrid, Edinumen.
Oliveira, Veda de, 2003, "Considerações preliminares", in O contrato da comunicação na literatura infantil e juvenil, Rio de Janeiro, Lucerna, pp. 11-55.
Sanchez, Aquilino, 2000, Los métodos en la enseñanza de idiomas (evolución histórica y aná-lisis didáctico), 2 ed., Madrid, SGEL.
Santos, Ana Cristina dos, 1998, "El texto literario: su importancia en la enseñanza de E/LE", in Actas del I Simposio de Didáctica Español para extranjeros: teoria y práctica. Pedro Be-nítez Pérez y Raquel Romem Guillemas (coords), Rio de Janeiro, Associação Hispano Brasi-leira Instituto Cervantes, pp. 82-93.
Santos, Ana Cristina dos, 1998. "El texto literario: aportaciones a la enseñanza del español como lengua extranjera", in Actas dei VI seminario de dificultades especificas para la enseñanza dei espanol a lusohablantes, São Paulo, Consejería de Educación y Ciencia de la Embajada de Espana. pp. 82-90.
Sole, Isabel, 1994, Estrategias de lectura, Barcelona, Grao Editorial.