UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE LETRAS
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE LETRAS NEOLATINAS
DISCIPLINA: Prát. de Ens. em Língua Esp. I - Ensino Fundamental e Médio
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 1 CÓDIGO: ILE03-10030
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaILE - Letras - Port / Espanhol (versão 4) Português - Espanhol e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Espanhol (versão 5) Português - Espanhol e Respectivas Literaturas

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Prática/
Trabalho de Campo
1230
TOTAL 1 2 30

OBJETIVO(S):

o Conhecer e discutir questões de ordem teórico-práticas relativas ao ensino e à aprendizagem de línguas estrangeiras
no Ensino Básico;
o Analisar planejamentos e avaliações de ensino de espanhol como língua estrangeira no Ensino Básico, a partir de
uma visão da relação ensino-aprendizagem como sociointeracional e como dialógica, e de uma perspectiva multicultural.

EMENTA:

O papel da aprendizagem de línguas estrangeiras na escola pública. A língua estrangeira no ensino básico. Os documentos
propositivos para o ensino de LE de caráter nacional e local. Os estudos sociointeracionistas e dialógicos sobre a linguagem
e de interculturalidade no ensino de LE. Preparação de material específico adequado a diferentes níveis de ensino.


PRÉ-REQUISITO 1:

ILE03-07001 Língua Espanhola II
 
BIBLIOGRAFIA:

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BAKTHIN, M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes.
CORACINI, M. J. (org.) (1995). O jogo discursivo na sala de leitura: língua materna e língua estrangeira. Campinas: Pontes.
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MACHADO, AR. (1998). O diário de leituras: a introdução de um novo instrumento na escola. São Paulo: Martins Fontes.
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PARÂMETROS Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do Ensino Fundamental - Língua estrangeira. Brasília: Secretaria de Educação Fundamental / MEC. 1998
PARÂMETROS Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília: Secretaria de Educação Média e Tecnológica / MEC, 1999.
PASCHOAL, M.S.Z. & CELANI, M.AA. (1992). Lingüística Aplicada: da aplicação da lingüística à lingüística transdis-ciplinar.São Paulo: EDUC.
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SECRETARIA Municipal de Educação. MULTIEDUÇÃO: núcleo curricular básico. Línguas estrangeiras. Rio de Janeiro:
SMEIDEGIDEF, 2000.