UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE LETRAS
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE LETRAS NEOLATINAS
DISCIPLINA: Língua Espanhola VIII
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: ILE03-10023
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaILE - Letras - Port / Espanhol (versão 4) Português - Espanhol e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Espanhol (versão 5) Português - Espanhol e Respectivas Literaturas

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

OBJETIVO(S):

Ao final do período o aluno deverá ser capaz de:
o refletir sobre aspectos discursivos e formais, de compreensão e de produção da Língua Espanhola;
o expressar-se oralmente com adequação em diferentes situações e registros lingüísticos;
o produzir textos escritos sobre temas diversos, com ênfase no discurso formal e acadêmico-científico;
o discutir as especificidades dos discursos acadêmico-científicos orais e escritos.
o compreender textos diversos em espanhol, com ênfase nos discursos acadêmico-científicos orais e escritos.

EMENTA:

Discurso acadêmico-científico oral e escrito. Aprofundamento em compreensão e produção em Língua Espanhola nas modalidades oral e escrita.

PRÉ-REQUISITO 1:

ILE03-07004 Língua Espanhola V
 
DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

ILE03-07007 Língua Espanhola VIII
 
BIBLIOGRAFIA:

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BON, Francisco Marte. Gramática comunicativa dei espanol- vai. I y IJ. Madrid: Edelsa, 1995.
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CASADO VELARDE, Manuel.lntroducción a la gramática del texto del español. Madrid: Arco/Libros, 1995.
CORTÉS RODRÍGUEZ, Luis. BANÓN HERNÁNDEZ, Antonio-M. Comentaria lingüística de textos orales II
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GILI GAYA, Samuel. Curso superior de sintaxis espanola. Barcelona: Bibliograf, 1983.
GUTlÉRREZ RODILLA, Bertha. Ellenguaje de Ias ciencias. Madrid: Gredos, 2005.
ORLANDI, Eni P. Divulgação científica e efeito leitor. Uma política social urbana. Discurso e Texto.
Formulação e circulação dos sentidos. Campinas: Pontes, 2001.
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