UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE LETRAS
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE LETRAS NEOLATINAS
DISCIPLINA: Língua Espanhola III
CARGA HORÁRIA: 90 CRÉDITOS: 6 CÓDIGO: ILE03-10019
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaILE - Letras - Port / Espanhol (versão 4) Português - Espanhol e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Espanhol (versão 5) Português - Espanhol e Respectivas Literaturas

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica6690
TOTAL 6 6 90

OBJETIVO(S):

Ao final do período o aluno deverá ser capaz de:
- usar os fonemas, entonação e rito próprios da Língua Espanhola, durante a produção oral;
- usar vocabulário básico, de acordo com os campos semânticos estudados no período;
- identificar elementos culturais hispânicos, respeitando a idiossincrasia de cada povo;
- identificar os elementos constitutivos dos discursos argumentativos, aplicando-os na pro-dução oral e escrita;
- descrever, utilizando-o criticamente, o processo leitor, segundo a corrente sócio-interacional e enunciativa: suas características, procedimentos, competências envolvidas.

EMENTA:

Aperfeiçoamento da produção / compreensão oral e escrita, como foco nos gêneros dis-cursivos que apresentam características argumentativas.
Discussão e aplicação dos pressupostos teóricos sobre o processo de leitura, segundo a linha sócio-interacional e a enunciativa.


PRÉ-REQUISITO 1:

ILE03-07001 Língua Espanhola II
 
DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

ILE03-07002 Língua Espanhola III
 
BIBLIOGRAFIA:

ALARCOS LLORAH, Emilio. Gramática de la lengua española. I. ed. 2. Reimp. Madrid: Espasa, 2000.
ÁLVAREZ, Miriam. Tipos de escrito II: exposición y argumentación. Madrid: Arco/Libros, 1995.
BOM, Francisco Matte. Gramática comunicativa del español - vol. I y II. Madrid: Edelsa, 1995.
BOSQUE, Ignacio. DEMONTE Violeta (Dir.) Gramática descriptiva de la lengua española. 3. Reimp. Madrid: ERA/Espasa, 2000.
COLOMER, T. CAMPS, A. Enseñar a leer, enseñar a comprender. 1ª reimp. Madrid: Ce-leste Ediciones, 2000.
DENYER, Monique. La lectura: uma destreza pragmática y cognitivamente activa. España: Universidad Antonio de Nebrija, 1998.
DICCIONARIO esencial Santillana de la lengua española. Madrid, Santillana, 1992.
JUNGER, Cristina de S. Vergnano. El trabajo com comprensión lectora em lo cotidiano escolar Cuadernos.
ENBRAPE, Belo Horizonte: Libreria, 2002 (CD-ROM)
KLEIMAN, Angela. Leitura, ensino e pesquisa. 2.ed. Campinas: Pontes, 1989.
MAINGUENEU, Dominique. Pragmática para o discurso literário. São Paulo: Martins Fon-tes, 1986.
_____. Análise dos textos de comunicação. São Paulo: Cortez, 2001.
MORENO, Francisco. GONZÁLEZ, Neide Maia. Diccionario bilíngüe de uso español -portugués / português-espanhol. Madrid: Arco/Libros, 2003.
PLATIN, Christin. La argumentación. 3. Ed. Barcelona: Ariel, 2002.