UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE LETRAS
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE LETRAS ANGLO-GERMANICAS
DISCIPLINA: Est Sup Língua Alemã I
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 1 CÓDIGO: ILE04-10013
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaILE - Letras - Port / Alemão (versão 4) Português - Alemão e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Alemão (versão 5) Português - Alemão e Respectivas Literaturas

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Estágio1 2 30
TOTAL 1 2 30

OBJETIVO(S):

Desenvolver, na prática em sala de aula, proficiência em estratégias de ensino de língua alemã, com base em diversas metodologias.
EMENTA:

Análise e avaliação de currículos referentes ao ensino do Alemão. Discussão da prática observada pelos alunos nesses ambientes. Propostas de ações, numa perspectiva crítica para a prática docente, no tocante ao planejamento e avaliação do processo educacional efetuado em instituições de ensino e/ou em outros ambientes educativos.

PRÉ-REQUISITO 1:

ILE04-10008 Práticas Metodológicas em Língua Alemã
TRAVA:

86 créditos (Letras - Port / Alemão - versão 4)
86 créditos (Letras - Port / Alemão - versão 5)
 
DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

ILE04-06696 Prática de Ensino de Alemão III - Estágio Supervisionado III
 
BIBLIOGRAFIA:

Geißler, Karlheinz A.: Anfangssituationen : was man tun und besser lassen sollte / Karlheinz A. Geißler. - 8., unveränd. Aufl. - Weinheim u.a. : Beltz, 2000.
Huneke, Hans-Werner: Deutsch als Fremdsprache : eine Einführung / von Hans-Werner Huneke u. Wolfgang Steinig. - 3., überarb. u. erw. Aufl. - Berlin : Erich Schmidt, 2002
Ganzheitliche Lehrerfortbildung : Begründung, Konzeption, Praxisberichte / Autoren: Heinz Klippert ... - Stuttgart u.a. : Burg-Verl., 1983. - 418 S.