UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE LETRAS
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE LETRAS NEOLATINAS
DISCIPLINA: Est. Sup. em Língua Francesa II - Novas Tecnologias
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 1 CÓDIGO: ILE03-10012
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva RestritaILE - Letras - Port / Francês (versão 4) Português - Francês e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Francês (versão 5) Português - Francês e Respectivas Literaturas

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Estágio1 2 30
TOTAL 1 2 30

OBJETIVO(S):

Planejar e elaborar atividades e materiais didáticos que utilizem as novas tecnologias da informação.
EMENTA:

Utilizar e elabolar instrumentos a partir da Internet, vídeo, DVD. Observar e auxiliar o professor regente. Análise de planejamentos de cursos que objetivem a aprendizagem de francês para fins específicos.
Observação em sala de aula. Análise e elaboração de material didático. Análise e elaboração de instrumentos avaliativos adequados ao perfil do aluno. Análise e elaboração de planeja-mento. Assistência a cursos e jornadas direcionadas ao ensino de língua francesa.


PRÉ-REQUISITO 1:

ILE03-09990 Práticas Metodológicas em Língua Francesa
TRAVA:

86 créditos (Letras - Port / Francês - versão 4)
86 créditos (Letras - Port / Francês - versão 5)
 
DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

ILE03-06693 Prática de Ensino de Francês IV - Estágio Supervisionado IV
 
BIBLIOGRAFIA:

PUREN, C.,BERTOCCHINI, P. et COSTANZO,E. Se Former en Didactique des Langues. Paris: Ellipses, 1998
Le Français dans le Monde n° spécial. Apprentissages des Langues et Technologies : Usages en Emergence. Janvier 2002
COSTE, Daniel (coord.). Enseignement et Formation à Distance. ELA nº113. Paris: Didier Erudition, 1999
CHANIER, Thierry et POTHIER, Maguy (coord.). Hypermédia et Apprentissage des Lan-gues. ELA nº 110. Paris: Didier Erudition, 1998
HIRSCHSPRUNG, Nathalie. Apprendre et Enseigner avec le Multimédia. Paris:Hachette, 2005