UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE LETRAS
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE LETRAS ANGLO-GERMANICAS
DISCIPLINA: Prát Ens Língua Alemã I- Diversidade de Registros
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 1 CÓDIGO: ILE04-10010
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaILE - Letras - Port / Alemão (versão 4) Português - Alemão e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Alemão (versão 5) Português - Alemão e Respectivas Literaturas

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Prática/
Trabalho de Campo
1230
TOTAL 1 2 30

OBJETIVO(S):

1. Empregar com autonomia os diferentes tipos de expressão estimulando a produção oral e escrita no processo de aprendizagem da língua através da criação de atividades, levando em consideração os distintos níveis de aprendizagem dos alunos-aprendizes.
2. Reconhecer a importância do elemento cultural no processo de aprendizagem da língua.

EMENTA:

Discussão e uso prático das múltiplas formas discursivas no contexto de aprendizagem da língua alemã, como meio de incitar os alunos aprendizes a expressarem-se livremente através de uma atividade oral ou escrita. Como exemplos de tipos de textos e/ou registros lingüísticos e extralingüísticos a serem abordados no curso temos: diversos tipos de textos literários (teatro, poesia, prosa), música, artes plásticas, cinema, propaganda, assim como textos jornalísticos, histórias em quadrinhos e caricaturas.

PRÉ-REQUISITO 1:

ILE04-09985 Língua Alemã II
 
DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

ILE04-06696 Prática de Ensino de Alemão III - Estágio Supervisionado III
 
BIBLIOGRAFIA:

Buttjes, D. (1989): "Lernziel Kulturkompetenz", in: Bach, G./Timm, J.-P. (Hrsg.): Fremdsprachenunterricht im Wandel, Heidelberg : PH, 68-101
Albrecht, C. (1997): "Der Begriff der, die, das Fremde: Zum wissenschaftlichen Umgang mit dem Thema Fremde", in: Bizeul, Y./Bliesener, U./Prawda, M. (Hrsg.): Vom Umgang mit dem Fremden.
Bausinger, H. (1999): "Da capo: Germanistik als Kulturwissenschaft", Jb DaF 25, 213-231.
Fremdsprache Deutsch 1/1998. Zeitschrift für die Praxis des Deutschunterrichts 18: Landeskundliches Lernen, München: Goethe Institut.