UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE LETRAS
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE LETRAS ANGLO-GERMANICAS
DISCIPLINA: Práticas Metodológicas em Língua Alemã
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 1 CÓDIGO: ILE04-10008
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaILE - Letras - Port / Alemão (versão 4) Português - Alemão e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Alemão (versão 5) Português - Alemão e Respectivas Literaturas

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Prática/
Trabalho de Campo
1230
TOTAL 1 2 30

OBJETIVO(S):

1.Conscientizar-se do lugar de uma gramática pedagógica nas fases da aula de língua estrangeira e da necessidade de articulá-la aos níveis lexical, fonético-fonológico, pragmático e cultural da língua alemã.
2.Refletir sobre a importância de variantes como faixa etária do público-alvo, adequação da metalinguagem gramatical ao discurso na aula de língua estrangeira, acionamento e utilização de estratégias de aprendizagem com vistas ao desenvolvimento da autonomia do aluno aprendiz no processo de aquisição.

EMENTA:

Papel desempenhado pela gramática da língua alemã no processo de aprendizagem. Análise de diversos livros didáticos. Formas de ensino de temas gramaticais partindo de uma abordagem comunicativa e considerando a progressão do programa curricular e o objetivo do curso em andamento.

PRÉ-REQUISITO 1:

ILE04-09985 Língua Alemã II
 
BIBLIOGRAFIA:

Edmondson, W./House, J. (1992): Einführung in die Sprachlehrforschung, Tübingen: Francke (UTB).
Heyd, G. (1994): Deutsch lehren, Frankfurt/M.: Diesterweg.
Bohn, Rainer: Arbeit an grammatischen Kenntnissen / Rainer Bohn . - In: Einführung in die Didaktik des Unterrichts Deutsch als Fremdsprache mit Videobeispielen , 1996.
Häussermann, Ulrich: Aufgaben-Handbuch : Deutsch als Fremdsprache ; Abriß einer Aufgaben- und Übungstypologie / Ulrich Häussermann ; Hans-Eberhard Piepho . - München : Iudicium Verl. , 1996.
Ausdrucksgrammatik versus Inhaltsgrammatik : linguistische und didaktische Aspekte der Grammatik / Hrsg. von Renate Freudenberg-Findeisen . - München : Iudicium , 1999.