UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE LETRAS
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE LETRAS NEOLATINAS
DISCIPLINA: Prát. de Ens. em Língua Franc. III - Fins Específicos
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 1 CÓDIGO: ILE03-10002
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva RestritaILE - Letras - Port / Francês (versão 4) Português - Francês e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Francês (versão 5) Português - Francês e Respectivas Literaturas

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Prática/
Trabalho de Campo
1230
TOTAL 1 2 30

OBJETIVO(S):

Habilitar o discente ao trabalho com texto autêntico em língua francesa par a formação do leitor potencial em áreas de saber de seu interesse.
EMENTA:

Estudo da estrutura textual em Francês, da particularidade do estilo da língua escrita e de suas modalidades comunicativas. Abordagem das relações de vocabulário e sintaxe quanto a transparência - inferência; falsos cognatos - inferência. Trabalho de orientação para a forma-ção de vocabulário passivo em FLE e de compreensão da coesão e da coerência textuais francesa.

PRÉ-REQUISITO 1:

ILE03-09967 Língua Francesa II
 
BIBLIOGRAFIA:

BESSE, Henri e PORQUIER, Rémy. Grammaire et didactique des langues. Paris: Didier, 1991.
CORNAIRE, Claudette. Le Point sur Ia Lecture. Collection Didactique des Langues Étran-geres, Paris: CLE International, 1999
MOIRAND, Sophie. Situations d'Écrit, Compréhension, Production en Langue Étrangere. Paris: CLE International, 1979
PÉRY-WOODLEY, Marie-Paule. Les Écrits dans l' Apprentissage. Paris: Hachette, 1993
LE FRANÇAIS DANS LE MONDE, Recherches et A lications, Pratiques de I 'Écrit. Paris: Hachette, 1993